quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aprendendo a aprender.

Que engraçado, no meu primeiro e último post eu havia prometido tentar ver as coisas um pouco mais coloridas, sem aquela sensação de ver tudo "preto no branco". Hoje, mais de um ano depois daquele post eu me vejo assim: mais leve e mais interessada na vida. Não, eu não perdi peso, arrumei um novo emprego, nem ganhei um dinheiro extra. Ao contrário, minha vida até "piorou" em alguns casos. Perdi o emprego, adquiri umas dívidas por ser boazinha demais com as pessoas, vendi meu carro para pagá-las e poder viver em paz comigo mesma. Nesse momento estou desempregada, estudando para concurso, juntando moedinhas para pegar ônibus e poder vir até a biblioteca. Mas ahhh, como a vida está melhor!! Pode acreditar...
A imagem retrata exatamente o meu estado de espírito ao andar pelas ruas... eu estou vendo as coisas mais coloridas! Ando mais decidida a encarar os desafios para poder alcançar os meus objetivos pessoais. Eu não sei, mas depois que comecei a andar mais pela cidade, ficar na parada esperando o ônibus e observar mais as coisas na rua por não ter a necessidade de me concentrar na direção, eu comecei a sentir que estava vivendo mais.
Um dia minha mãe comentou que a rodoviária é "um mundo completamente diferente do que vivemos"... é parando pra pensar, é verdade! Quantas coisas se vê por ali. Gente de todas as cores, idades, dificuldades...gente fazendo de tudo... com suas loucuras, vontades, desejos, sonhos. É o lugar perfeito para ver a 'ponta do iceberg' da realidade da nossa cidade. Ali começa tudo, ou termina... tanto faz. As pessoas chegando de manhã cedo de casa e indo em direção ao trabalho, Deus sabe quantos outros ônibus pegaram para chegar e quantos terão de pegar para poder chegar a seu destino. Gente vendendo os mais variados produtos, coisas que você nunca se imaginaria comprando...mas lá estão eles, tentando viver. Gente pedindo esmolas, sabe-se lá se para comer ou para comprar drogas ou bebida, brigas, socos, música popular, o sono do menino de rua, o suor do trabalhador, a loucura do louco que fala, sorri e gesticula sozinho, a tristeza de quem chegou um pouco tarde demais e perdeu a chance de voltar para casa mais cedo.
Quando de carro, perde-se tudo isso...perde-se o som da cidade, a noção de realidade e o tempo de aprender mais sobre a vida.
Eu só sei que não quero mais perder meu tempo e a chance de aprender a aprender. Não estou dizendo que só vou andar de ônibus de hoje em diante...estou dizendo que as vezes a gente acha que sabe como as coisas funcionam, que é fácil ser, fazer ou conviver...não!
É tempo de aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.
Ainda dá tempo de fazer da vida uma aquarela. Vamos lá...

Créditos da imagem:http://agenda-digital.blogspot.com/2009/08/fugir-da-muvuca-fugir-do-transito-sera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário